O Ano da Serpente

Talvez este seja o momento mais difícil de minha vida. O presente se estende como uma promessa do futuro. Impalpável. Invisível. Onírica. Como uma oração que se faz, tendo apenas a fé movida pelo suplício. Os dias acarretam uma dor condensada pelo ar. É difícil lhe dar com isto. Numa teoria, a insatisfação impulsa a busca. Numa prática, a busca é um mar aberto.O horizonte existe apenas com os olhos fechados. Às vezes, os sonhos parecem miragens. Já não sabemos se a esperança é um apoio que nos sustenta, ou um obstáculo que nos finca.

Eu teria tudo para me acomodar nesta cidade, nesta vida. Tenho uma casa de contos de fada, um emprego muito rentável, uma família que me ajuda em tudo. É exatamente esta propensão que me angustia; como um peixe desesperado, tentando sair de uma serena lagoa rumo a um atroz mar. Estou cavando uma saída, e na maior parte do tempo, sinto que faço isto com as mãos.

Estou infeliz, mas contente. Estou aonde preciso estar. Para chegar ao céu aberto, preciso atravessar este túnel. É comum fugirmos da responsabilidade de nossos erros. Se estou aqui, aonde menos queria estar, fazendo o que menos queria fazer, é culpa minha. É responsabilidade minha. E este sofrimento também.

Vejo claramente o quão desafiador será este ano. A serpente é o símbolo máximo da alquimia. A transformação pessoal é o significado máximo da alquimia. Eu precisarei de muitas fórmulas. Terei que ter muito disciplina e paciência a procura de meus objetivos; astúcia e discernimento a procura de sabedoria; e claro, algumas camadas de pele sobre as mãos.

Deixe um comentário

