“Quem sou eu”

O telefone toca. Uma entrevista de emprego. A empresa, uma rede de quiosques em shoppings. Esta é a única informação que recebo. A telefonista (não sabe de nada, é apenas uma telefonista coitada) me pergunta se possuo interesse na vaga – qual vaga? Pergunto se ao menos ela pode me dizer o turno e o salário, mas não, preciso ir no tal dia e no tal horário para saber sobre qualquer detalhe. Ok, respiro fundo e ligo o botão da boa vontade. No tal dia, atravesso a cidade e chego no tal local. Me encaminham para uma sala, entro e me deparo com mais 15 negos sentados numa grande mesa com uma folha na mão. Logo recebo a minha e me sento também. “Boa tarde. Vocês agora farão uma redação com o título: Quem sou eu. Não há mínimo ou limite de linhas. Quando terminarem a coloque em cima da mesa e podem ir. Ligaremos para os selecionados.”

Vamos lá, deixe-me ver se entendi: Eu gasto tempo e locomoção numa entrevista para uma vaga a qual se quer sei se EU terei interesse, chego no local esperando receber informações sobre, e em vez disso me pedem para fazer uma dissertação para convencer a empresa que EU sou a funcionário que esta procura?? Há um equivoco aqui! Eu não sei se esta é a empresa que EU procuro. Ela não se apresentou e quer que eu me apresente e ainda a convença sobre isso? Há um GRANDE equívoco aqui!

Veja bem, “Quem eu sou” é um questão muito complexa, não me considero sagaz a ponto de em uma página definir isso. Mas defino quem eu não sou: eu não sou palhaça e nem uma miserável que precisa se rejeitar a uma exploração em troca de um emprego. Me levanto, deixo a folha em branco em cima da mesa e digo: “Obrigada, mas eu não tenho interesse na vaga”. E vou embora. Reciprocidade: Não sei nada sobre a empresa e é isso que a empresa saberá sobre mim.

Deixe um comentário

