Faltou cultivo, coragem ou conveniência? Talvez constância

Eu estava lendo uns comentários seus no meu antigo blog. E à tona me veio como éramos unidas. “Preciso passar na tua casa para te dar um abraço!”. Você já falava com esse dialeto forçado do sul! Agora pode dizer que morou mesmo lá, e foi daí que pegou o tal vocabulário. Mas eu sei que é mentira. Lembro-me bem quando éramos meninas e você inventou aquela fake no falecido icq para falar com o menino que gostava. Neste seu alter ego você era uma guria de Floripa, desde então não parou mais de falar assim. Até que se transformou em seu personagem. Foi enfim para a sua ilha. Mudou-se de estado, mudou-se de corpo, mudou-se de mim? A gente brigou por causa disso. Eu enraivecida disse: você não se importa comigo. Importa-se com a minha utilidade quando isso te convém. Você magoada respondeu: Falava para todo mundo que tu era a minha melhor amiga! Bom saber que a minha melhor amiga acha o meu sentimento um interesse.

Você sabe, você sabe… Tudo que a gente diz é 50% distorcido. Ninguém nunca entende com exatidão o que a gente fala. Imagine o que a gente pensa. É complicada esta condição humana. Eu pensei que entendia um pouco. E hoje já sei que não entendo nada.

Mas aprendi, à força, que as pessoas têm seus próprios e omissos jeitos de amar. O pecado é o questionamento disso. É o amo à prova. O amor é frágil meu bem. Se apertado sangra. Se afrouxado desmancha.

A gente muda você sabe. Ou a gente só madura? Eu não sei. Mas acho que a vida exige tanto que a gente cede. É tanta sede e tão pouca água que a gente cede. E perde.

É difícil uma relação sustentar-se à base do passado. Passado é terra. Presente é água. A gente seca deste jeito. A gente vira pó. Sobreviver de memória, só na memória. Mas é nisso aí, e só nisso; dentro desta gaveta empoeirada e sem chave; que tudo se torna eterno. O resto é mortalidade meu bem.

Deixe um comentário

