A Doença de Viver

Acabei de testar para insônia o fitoterápico Tensart 30, composto por 857mg de passiflora. E o achei excelente, é tomar e dormir. Comecei a usar o Tensart padrão (360mg) juntamente com o meu pai para controlar a arritmia, e também obtemos ótimos resultados. Antes meu pai fazia uso de tarja preta para este fim e isso acabava com ele. Eu também uso o Tensart 360mg para crises de ansiedade e estresse.

Estou fazendo este relato pois muitos amigos se automedicam com fortes ansiolíticos descartando totalmente os tantos efeitos colaterais destes, incluindo a dependência. Na verdade, hoje um diazepan é consumido como um analgésico. E talvez seja isso mesmo; uma forma de se auto anestesiar. O que mais tenho visto é clínico geral de SUS receitando descabidamente antidepressivos e ansiolíticos. Esta é uma grave questão de saúde pública e também cultural. A criança é hiperativa, ah sofre de ansiedade. A mulher é infeliz, ah tem depressão. Você não consegue bem-estar, ah sofre de estresse. A transformação dos obstáculos vivências em enfermidades é a máxima do capitalismo que subverte o humano em máquina. É mais rápido e barato tratar alguém com rivotril do que com psicanálise. É mais confortável convencer-se que o problema é externo e não interno.

É comprovado que um antidepressivo possui o mesmo poder curativo que um placebo: uma pílula de farinha. Nunca foi comprovada a eficácia de remédios para doenças psicopatológicas. A mente ainda é um labirinto escuro para a ciência. Estudos demonstram que os fortes efeitos colaterais favorecem o efeito placebo. Já rotular é ditar Muitas vezes é o próprio diagnóstico implanta o que é diagnosticado.
Para quem quiser saber mais a respeito indico “O Livro negro da Psicopatologia Contemporânea” e “The Emperor’s New Drugs” (Este título brilhante trata de uma analogia sobre as drogas psicoativas e a fábula: As Roupas Novas do Imperador).

Enquanto não conseguimos um controle mental suficiente para enfrentar o peso do dia-a-dia (ou da noite), parece-me que o fitoterápico seja um alternativo bem mais vantajoso e bem menos oneroso. Tomemos flores de maracujá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s