Opinião Nula

A anulação do voto beneficia o candidato que está na frente sim. Os votos nulos são contabilizados juntamente com os brancos. A informação difundida que há uma diferenciação entre o nulo e o branco não é verídica. Até por uma questão de lógica. Quanto maior o número de votos inválidos, maior o peso dos votos válidos. Quem está à frente consequentemente será beneficiado. A pesquisa eleitoral demonstra o funcionamento disso. Aqui está o exemplo do resultado da Datafolha divulgado hoje, 22/10:

Dilma: 47%
Aécio: 43%

Nulo/branco: 6%. E há 4% que não sabem ainda e foram contabilizados juntamente com este grupo.

Resultado após a apuração do grupo Nulo/Branco:

Dilma: 52%
Aécio Neves: 48%

Na verdade o que é anulado é a anulação do voto nulo.

Não votem nulo. Não há justificativa válida nisso. É apenas querer isentar-se da responsabilidade. Pesquisem ambos os candidatos, ajuntem material para assim formarem uma opinião consistente. Justificar que não há um candidato descente não é opinião, é fuga. Alguém irá ganhar. Justificar que se deve votar em tal candidato porque se odeia o outro não é opinião, é alienação. Se achar os dois ruins, vote no “menos pior”, mas delibere sobre isso, não use a exclusão como meio de verificação.

A grande vantagem das redes sociais é a grande troca de informação e opinião. As pessoas, principalmente os jovens, sentem-se no dever de expor o que acham, sentem e pensam. Isso quando estruturado é muito louvável. Aproveitem-se desta imensa facilidade de conhecimento. Façam jus a isso. Não anulem um direito. Não escolham um candidato em cima da aversão ao outro. Informação é poder. Democracia é poder. Assumam este poder.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s