Crianças de cabelos brancos

05/05

– Vó, o que você comeu hoje no almoço?
– Fiz purê de batata!
– Só comeu isso?!
– Comi um montão!
– Vó, só comer purê não pode, vai ficar fraquinha. Comer um montão de purê é igual comer um montão de pão!
– Mas eu comi uma pera depois!
– Pera é sobremesa. Para não ficar doente e não precisar ir no médico precisa comer um pouquinho de cada coisa: um pouquinho de arroz, feijão, salada, franguinho.
– Ah eu não quero ir no médico!
– Se continuar comendo mal vai ter que ir. Você cozinha tão bem! Sua comida é tão gostosa! E você reclama que não tem nada pra fazer, cozinhar ocupa a cabeça, faz tão bem!
– Ah, eu já cozinhei tanto na minha vida…
– Se não quiser mesmo a gente pode contratar uma marmita para você sabe? Aquela que vem em potinhos separados e que é entregue em casa…
– Marmita eu não gosto!
– Se não quiser cozinhar e nem ficar doente a marmita é a única solução!

06/05

– Line! Te liguei para contar que eu levantei hoje, arrumei a casa, tomei banho e fui no mercado comprar arroz, alho, ovo e tomate! Fiz arrozinho temperadinho, salada de tomate e ovo cozinho. Viu, comi certinho! E até sobrou para amanhã. Não preciso nem de médico nem de marmita!

—————————————–

Esta é a primeira vez que a minha avó cozinha desde que meu avô faleceu, há 1 ano e meio atrás.

Alguns demoram mais, outros menos, mas envelhecer é sempre reverter. É recomeçar, reaprender. Difícil enxergar aquele ser que sempre nos cuidou como alguém que precisa ser cuidado, supervisionado. Ganhamos filhos sem engravidar, filhos que de nós engravidaram.

Como uma criança pequena, um idoso já mentalmente e fisicamente debilitado precisa de muitas coisas, de muitos cuidados e atenções, mas a cima de tudo precisa de compreensão e carinho. É o sentimento e o tratamento que determinará a sua qualidade de vida e até mesmo reformulará a sua personalidade e lhe proporcionará tranquilidade.

Estamos sempre recomeçando. De todas as formas.

Deixe um comentário

