Gaivotas em Montreal

4 meses

Várias gaivotas surgiram em Montreal. Gaivota sabe, aquele pássaro branco grande que vive onde tem mar. Montreal não tem mar. Estarão elas perdidas? Tão longe de seu habitat natural. Ou apenas de passagem por aqui? Trajeto calculado. Eu não sei.

Hoje consegui a resposta da renovação do meu visto de trabalho. Ficarei mais 6 meses aqui, após julho, quando termina o meu primeiro visto. Até dia 31 de dezembro para ser mais exata. Perguntam as gaivotas o que faço aqui? Estarei eu perdida?  Ou apenas de passagem? Trajeto calculado. Eu não sei.

Isso me lembrou do prefácio de “The Snows of Kilimanjaro”, de Hemingway, o qual cita a carcaça congelada de um leopardo no topo do Kilimanjaro. E diz: “Ninguém conseguiu explicar o que tal animal procurava em tamanha altitude”.

Muita coisa aconteceu desde que cheguei aqui. Mas ao mesmo tempo ainda me sinto paralisada, em muitos aspectos, como na língua, ou melhor; nas línguas. Eu sempre digo que a vida nos confronta com aquilo que a gente mais teme. A fala – a comunicação – sempre fora o meu traço mais forte. Uma raiz que me sustentava e me projetava. Perdi isso. E estou assim, derramada.

Montreal me deu um presente em forma de gente. Não qualquer gente. Ou qualquer presente. Encontrei cruzes em suas mãos. Sabe o que significa isso? Li em alguma fonte barata sobre quiromancia que apenas 9% da população possui marcas de cruz na mão. Acho que é verdade, porque ele parece pertencer a essa minoria.

A neve a cada dia derreta mais. As ruas, as calçadas, parece que acabou de chover, mas é só a neve indo embora. Enquanto as gaivotas chegam. Os corvos também chegaram. Nunca tinha visto um corvo. Estou fascinada. Montreal é repleta de corvos. E eles fazem um escândalo danado. Assim como as gaivotas. Derretendo o silêncio de toda uma estação.

É bom saber que tenho mais 8 meses aqui. Porque esses 4 meses passaram assim, num estalo. E ouço todos comentarem como esse inverno foi longo. Para mim foi um sopro. Ou melhor, um furacão.

 

Snowfall – God is an Astronaut

Anúncios